segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Lorena volta a ter cinema, o “Cine Center 1 ”

As atividades do “Cine Center 1” foram iniciadas no dia 19 de setembro, quinta-feira com um coquetel para convidados e exibição de diversos trailers. A nova sala se localiza na Praça Arnolfo de Azevedo, centro de Lorena, mesmo lugar onde ficava o antigo “Nosso Cinema”. A primeira exibição aconteceu na sexta-feira, dia 20 e foi do filme Sinais , com Mel Gibson.
Com o investimento superior a R$ 100 mil, o cinema tem 294 poltronas (azuis e vermelhas), som dolby-stereo e ar condicionado. As sessões acontecem durante a semana às 16h00, 18h30 e 20h30, e aos sábados e domingos às 15h00, 17h00, 19h00 e 21h00. Os ingressos custam R$ 7,00, Estudantes com identificação, pagam meia entrada..
Estavam presentes na reinauguração além da família Marotta, que durante 50 anos foi responsável pela administração do cinema, o prefeito da cidade, Aloísio Vieira, o vice-prefeito Humberto Ballerini, o secretário da cultura, Nelson Pesciotta, e a presidente da Câmara Municipal, Rita Marton.
Em entrevista, o empresário paulista que alugou o espaço e que há mais de 25 anos trabalha no ramo audiovisual, Antonio Carlos Bocato, afirmou que existe a possibilidade de abertura de uma nova sala de projeção na parte de baixo do local, que por enquanto não está sendo utilizada.
O “Nosso Cinema” funcionou de 1943 a 1997. Segundo o representante da empresa e da família Marotta, Martinho Marotta, o fechamento deste aconteceu pela massificação do vídeo-cassete e o baixo nível cultural, deixando o cinema sem público e sem lucro para a empresa.
Oswaldo Ferreira de Araújo, 82, mais conhecido como “Seu Araújo”, dedicou e trabalhou parte da sua vida no cinema com a parte de sonoplastia, projeção e mecânica. Diz não se conformar em vê-lo fechado: “Não acreditava que o cinema iria acabar, achava que era uma turbulência, é uma coisa tão importante na vida do povo (...) Quando Bocato me procurou para falar da reabertura me senti extremamente alegre, minha esposa disse que meu sorriso foi diferente, que o brilho nos meus olhos mudou”, afirma.
O vice-prefeito de Lorena, Humberto Ballerini diz que o espaço inaugurado será mais um centro cultural na cidade e afirma que “toda a população de Lorena precisa de um local seguro, como é o cinema, para suas atividades culturais”.
Para o prefeito da cidade, Aloísio Vieira, a reabertura do cinema é um fato histórico: “Em uma pesquisa realizada ainda no meu primeiro mandato, parte expressiva da população queria a reabertura do cinema. (...) Lorena merecia”, conclui.

Cristina Leite Fernandes – Estudante do 1º ano de Jornalismo da FATEA – Lorena

Nenhum comentário: