quinta-feira, 29 de março de 2007

Abre parênteses

A culpa é da vaca
Como se não bastasse a enxurrada de notícias manipuladas para fazer-nos crer que estamos num país melhor, que cresce, que estuda, que isto, aquilo e aquilo outro, eu sou 'obrigada' a ler que a vaca é uma das - prestem atenção - prin-ci-pais responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera. Ahn?! Isto mesmo que vocês leram. E o melhor da história: os responsáveis são o arroto e o... ahhnn... bem... as flautulências do animal. É mole? Coitada da vaca, nem pode soltar seus puns e arrotos direito e cientistas alemães já estão fazendo pílulas para conter este gases - metanol - nocivos que saem da pobre bovina. E ainda têm a estapafúrdia de dizer que, com este tratamento, o leite pode até sair melhor.
Até onde eu sei, a vaca só come grama e outras coisinhas que crescem com raíz na terra. Se os gases dela são tão representativos na formação do efeito estufa, os nossos são o que?! Devem atingir a órbita de Marte ou os anéis de Saturno em larga escala e à velocidade da luz.
A vaca existe até mesmo antes da gente, digo gente como a gente-ser-humano-que-pensa. E mesmo se tiver vindo depois, já teria alguma legitimidade em viver neste planeta, afinal, os orientais a têm como deusa muito antes da primeira festa de navidade. Pobre orientais... se soubessem do resultado da decomposição em sua deusa.
E ainda já ouvi "Faz sentido. Há mais vaca do que carro neste planeta". Estou com medo deste animal agora, qualquer hora posso aspirar este ar indesejável e encontrar-me em precárias situações respiratórias e risco de morte. E o leite, meu Deus, e o leite?
Ah, sim, os carros, as indústrias petroquímicas, as grandes indústrias bélicas e outras não são páreos para a grande fúria do arroto e do pum da vaca. Como o capitalismo é capaz de tudo, não vai demorar muito para encontrarmos bovinas entubadas em grandes máquinas para fabricar mais algum produto que nos fazem crer ser necessário. Ou então uma nova coleção veterinária de remédios para o gado "Salve o planeta: Dê Luftal para o seu rebanho".
Não duvido (muito) da veracidade técnica de emissão de gases, mas, por favor, a VACA ser responsável pelo aquecimento global é falta de respeito com meus neurônios.
Vejam isto:
"Relatório da FAO diz que pecuária é responsável por aquecimento global.
Segundo o relatório, o setor é o que produz mais gases componentes do efeito, e se comparados a seu equivalente em CO2 (dióxido de carbono), são mais elevados que os produzidos no setor de transportes"
"se você realmente quer atacar as mudanças climáticas, deveria fazer com que as vacas deixassem de ruminar. De acordo com estimativas científicas, o metano produzido por esses animais é responsável por 4% das emissões de gases causadores do efeito estufa. "
Isto pode causar um racha sério e definitivo no greenpeace: "Como defender as vacas e o planeta ao mesmo tempo?". Situação difícil... humpf.
Metas para desenvolver alternativas de combustível? Pressão nos EUA para assinar (e cumprir) o protocolo de Kyoto? Investir em transformações radicais no consumo de energia? Etc etc etc... passam longe, a pauta e a culpa mesmo é daquele animal insolente que só sabe comer grama, mexer o rabo, fazer sexo, arrotar e soltar gases.
.
Desculpem, não resisti.
.
Fecha parênteses

Nenhum comentário: