terça-feira, 18 de julho de 2006

D.icotomia A.nímica

Alma nenhuma mais amorosa ou terna do que a tua jamais existiu, alma nenhuma tão cheia de bondade, de compaixão, de tudo quanto é ternura e amor. Contudo, nenhuma alma tão solitária quanto a tua – não solitária, note-se, não em virtude de circunstâncias exteriores, mas de interiores. Explico-te: juntamente com tua grande ternura e bondade um elemento de espécie inteiramente contrária penetrou em teu caráter, um elemento de tristeza, de reconcentração, de amor-próprio, portanto, cujo efeito é duplo: desvirtuar e impedir o desenvolvimento e o pleno jogo interno daquelas outras qualidades, e de obstar, por afetar depressivamente a vontade, seu pleno jogo externo, sua manifestação. Deverei analisar isto, algum dia examinarei melhor, discriminarei, os elementos de teu caráter, pois minha curiosidade por todas as coisas, ligada à minha curiosidade por você mesmo e pelo teu próprio caráter, conduz a uma tentativa de compreensão de minha e tua personalidades.

Fernando Pessoa
[pronomes adaptados]

4 comentários:

Anônimo disse...

Claríssima!
Sou totalmente contra esta política de recortar trechos de autores, de publicar citações e afins. Essa coisa de cultura meio "pronta" e "exibicionista" me incomoda.
Todavia, no seu caso, devo confessar, o mérito fica por conta das escolhas. São ótimas (suas adaptações e paródias também)! E, tendo o prazer de estar ao seu lado, sei que cada texto alheio foi selecionado com muita atenção, disposição e preocupação com as palavras (como os que você manda para mim). Na verdade, não sei como separar-te da massa exibicionista... não sei onde apontar a tua diferença... só te conhecendo mesmo. Você é muito especial e diferente.
Espero que a pessoa a quem cedeu esta gentileza sinta-se honrada com isto.

Um beijo bem apertado de um amigo tão próximo e tão distante.

Anônimo disse...

Navegando pela vida, parei no seu blog. Confesso que não tinha reparado na homenagem à simpatia (no post da Cecília Meireles). Pelo visto, seu blog é bem misterioso... as pessoas comentam como se tivessem visto algo a mais...
E parece-me (pelos outros posts que fui dar uma olhada e suas respostas) que a intenção é realmente esta.
Posso dar uma sugestão?!? Acho que se você fosse um pouco mais clara (por favor, não quero brincar com o trocadilho), mais direta, não sei, acho que você conquistaria leitores "novos". Eu, por exemplo, que sou leitora de primeira viagem, me sinto um pouco "excluída" de seu universo... mesmo gostando de seus textos. É uma sensação um tanto, digamos, paradoxal.
É só uma sugestão...
Abraços

Ana Clara disse...

Marvelita, obrigada pela sugestão. Acatarei com carinho. Só tento conter-me por motivos pessoais. Fique tranquila, estou voltando a fazer crônicas (vide próximo post). É, sou meio de fase... às vezes estou impessoal demais, outras horas me exponho sem nenhum pudor... é só dar uma escarafunchada nos meus arquivos ;)
E seja muitíssimo bem-vinda.

Ana Clara disse...

Jpf, nem todos têm a mesma sensibilidade que você (e, graças a Deus, nem o mesmo humor).
Eu também espero, realmente, que a mensagem tenha sido passada. Acredito que sim, a pessoa é inteligente. Só fico em dúvida quanto à sensibilidade dela... mas isto são outros quinhentos e bem subjetivos.
Beijos