quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Estudando com o inimigo

"ACESSO RESTRITO SOMENTE A FUNCIONÁRIOS"
Aviso pregado numa porta, no corredor do prédio do IFCH, na Unicamp.

Nota: o acesso é exclusivo aos funcionários.


Pego o ônibus, abro meu livro, ligo meu fone, aprecio a paisagem, pago a passagem, desço do coletivo, subo o primeiro lance de escada e, blam, deparo-me com este aviso. Isto acontece há um mês, pelo menos, três vezes por semana e incomoda-me profundamente. Não, claro, somente pela chatice adquirida de corrigir pleonasmos, regências, palavras inadequadas etc, mas pela outra chatice de encontrar, como diz o provérbio, "pêlo em ovo" ou "chifre em cabeça de cavalo".
Como boa joselita, poderia pegar minha caneta, com toda fúria que algum membro do IEL tem passando por ali, aponto para o local do crime, os olhos cheio de sangue e zás! Risc risc risc risc retiro um dos termos que distorcem o sentido original da oração.
Depois de imaginar esta cena com um risinho sarcástico, chego no segundo lance de escada e já estou com os pensamentos em outro lugar.
Atualmente, muitas portas estão fechadas somente para funcionários (no sentido mais amplo). Donos de banco, empresas, multinacionais têm acesso a várias coisas que a maioria das pessoas não têm. E não falo apenas de poder de consumo para obter uma televisão 49 polegadas, tela plana, mas de capital cultural, ensino, aprendizado mesmo. É um tal de cerrar portas para o conhecimento que, muitas vezes, me assusta. E o movimento é tão intenso que até quem possui "capitais" para adquiri-lo, não o faz e se perde em coisas banais como estas tranqueiras publicitárias que se vendem por aí.
Calma, não vou me alongar nesta discussão... afinal, já estou em frente à sala e tenho que entrar para a aula.
Até a próxima ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

Claríssima!!
Voltei!! E, bom... nem preciso falar que estou desatualizadíssimo nos seus posts. A viagem foi ótima, pensei muito em ti!!. Aliás, ao desembarcar no Tietê, em sampa, deparei-me com os dizeres "imagens confidênciais protegidas por lei..."!
Beijo!