sexta-feira, 16 de junho de 2006

Dúvidas

Por que sempre que eu quero ler uma coisa, preciso ler outra? Por que a não-vontade de ler uma coisa, me desperta uma fome insaciável pela outra?

Por que tenho que escrever uma coisa quando quero escrever outra? Por que a não-vontade de escrever uma coisa me desperta um infindável redemoinho de idéias pululantes para outras?

Por que quando preciso pensar sobre uma coisa, penso sobre outra? Por que o pensamento sai de um lugar e vai para o outro, sem avisar, e ainda resolve uma outra questão e não a colocada? Por que, na maioria das vezes, esse deslocamento aparentemente absurdo e desconexo, quando você se volta para a questão posta, faz sentido? Quem rastreia e conduz este caminho tão rapidamente? (Eu é quem não sou, é tão rápido que nem vejo! Quando vi, puf, já era. Lá está o alarme piscando na minha cabeça: É isso! É isso! É isso!)

Por que eu preciso falar algumas coisas, quando quero falar outras? Por que as pessoas têm disposição infinita para me ouvir sobre coisas que não quero falar? E por que, para outras, elas simplesmente dormem?

Meu priminho me perguntou: Por que eu tenho tanta vontade de perguntar?
Eu, de mãos dadas com ele, atravessando a rua, respondi: Porque você quer a resposta.
Não é que ele se contentou?
Desejo com desejo. Ué, guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que não pensa um pouco na construção histórica das suas perguntas?!?
Beijos