segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Novidades no terreno instável onde habitam os planos e as ações para o final de semana

E tudo estava planejado para ser assim: mais um final de semana -- merecidíssimo -- como outro qualquer com muita soneca, leitura e dvd. Soneca para me recuperar da semana agitada pelos bares da vida, leitura porque meu espírito clama por alimento e dvd porque resolvi, de uns dias para cá, estudar cinema. Estudar de verdade: entender a história, as relações, afinar o olhar, o ouvido, o pensamento, e não decorar nomes de cineastas, filmes famosos (considerados "cults"), datas marcantes, festivais importantes para sair regurgitando por aí como qualquer outra asneira que, geralmente, sou obrigada a ouvir de pessoas que querem se considerar "intelectuais" etc etc. Isto me revolta.
Tudo bem, de volta ao planejamento para os dois dias sagrados que interrompem, em tese, a linha de produção semanal, eu, como boa proletária, calculei tudo em termos práticos e de entretenimento: minha cama, meus livros, meus dvds. Esta soma é igual à Ana Clara fechada em casa, quieta e sem muita badalação. E falta de badalação, por falta de badalação já estava o clima de votação mesmo, só ia me aliar ao espírito incólume que pairou nesta campanha.
No entanto, como entre os planos e a ação há uma linha tênue que, por mais difusa que seja, ainda exige a opção entre o "sim" e o "não", a malfadada decisão não acompanhou o planejamento.
Badalei intelectual e futilmente o final de semana inteiro. De festa à palestra, de orkut à Madame Bovary, de Jardins a Walter Benjamin, de Maria Rita a Vinícius de Moraes, de interpretação de sonhos a Lacan, e, no domingo, de "política" à política. Os dois dias de interrupção da linha de produção semanal ficaram mais para desvio da esteira do que qualquer outra coisa.
Resultado: ainda estou tentando recolocar minhas esteiras no lugar certo. Ainda sobram alguns parafusos, mas não sei onde colocá-los e, meu sapato, que está perdido em algum lugar da máquina (e que um dia vai entortar os pinos, tapar uma válvula de escape e desestabilizar algum sensor criando um lapso geral), será encontrado em meus pés quando tudo estiver acabado.

Um comentário:

Feliz disse...

oi, moça. obrigado pelo link ali. não sei como botar links, senão colocava o seu lá no Céu da Boca. beijo.